terça-feira, 18 de junho de 2013

Ser vicentino na igreja



Segundo o regulamento em seu Artº 12 pag. 95, diz que para sermos proclamados confrades ou consocias, devemos ser católicos praticantes, então vejamos o que é ser católico praticante, segundo os mandamentos da igreja que são:
1.     Participar da Missa aos Domingos e outras festas de guarda.
2.     Confessar-se ao menos uma vez por ano.
3.     Receber o sacramento da Eucaristia, pelo menos na Páscoa.
4.     Abster-se de comer carne e observar o jejum nos dias estabelecidos pela Igreja.
5.     Atender às necessidades materiais da Igreja, cada qual segundo as próprias possibilidades.
Devemos ser fiéis a estes mandamentos e estarmos sempre em sintonia com a igreja, somos católicos por que somos cristãos. E se somos vicentinos é por que somos catolicos.
A SSVP apesar de ser uma entidade com estrutura própria deve estar ligado com a igreja de acordo com o regulamento em seu arti 5.1 pag 29, devemos colocar o Padre a par de tudo que acontece nas conferencias e conselhos, somos igrejas sendo vicentinos, afinal Ozanam ao fundar a SSVP foi defender a igreja dos ataques dos ateus e protestantes, e colocou como patrono São Vicente um Padre.
Se estamos ligados a igreja estamos ligados a cristo, pois o próprio cristo fala: “ Eu sou a videira e vos sois o ramos, permaneceis em mim”  (Joao 15, 1 a 7).

O carisma da SSVP fortalece este elo de ligação com a igreja de cristo, cada movimento e pastoral com seu dom cada um se colocando a serviço, mas o mesmo Deus que caminha com todos. (Romanos 12, 4 a 8).

Nenhum comentário:

Postar um comentário