Diante da perplexidade pela qual a humanidade vem passando,
é preciso colocar o ser humano no centro das atenções. A ciência, a tecnologia
e as máquinas são importantes.
Disto nós não temos dúvida. Porém manejados por pessoas
desqualificadas. É preciso, neste sentido haver uma integração. O homem de hoje
tem que ser criativo e habilidoso. Ele precisa ter clareza naquilo que ele vai
fazer. Ter conhecimento das coisas que estão surgindo.
Numa loja porque acontece a queda de vendas?
Basta o gerente maltratar um cliente para passar uma imagem
negativa da empresa. A notícia corre e a venda cai. Um atendedor sempre de mal
humor causa prejuízo. Segundo os especialistas uma pessoa bem atendida conta á
experiência para dois ou três. Uma pessoa mal atendida conta para oito ou dez,
e assim sucessivamente.
O homem de hoje sonha com a paz e a harmonia. São desejos da
atualidade. A pessoa precisa se sentir pessoa. Para isto ela precisa ser bem
acolhida. Colocar na porta dos templos pessoas para fazer o trabalho de
recepção. Apresentar os visitantes a toda comunidade. Quando não há esta
acolhida não cria laços. Se a pessoa vai ao supermercado, á igreja e não é bem
acolhida, ela volta vazia. Ela se sente isolada. A acolhida está em primeiro
lugar.
As conferências devem se lembrar que não deve apenas
aguardar quem a procura, mas deve ir ao encontro do outro com espírito
evangélico e coração aberto.
Importância especial seja dada ao acolhimento ás pessoas.
Para isso, algumas medidas podem ser postas em prática: “Visitas Domiciliares”.
Independente se o momento é marcado pela tristeza ou alegria; sempre ter uma
postura acolhedora, alegre e disponível, por parte do presidente e demais
agentes da conferência.
Pistas concretas para fazer uma boa acolhida:
1- Ter
uma boa preparação da equipe de frente (secretarias, presidentes, tesoureiros)
2- Fazer
o jogo do corpo-a-corpo para convidar a comunidade para participar das conferências
e movimentos, não ficando somente nos avisos.
3- Para
divulgação sugerimos o seguimento: utilizar camisas, folhetos, cartazes, muros,
faixas, bonés e etc.
4- Disponibilidade
de escutar as pessoas (sabendo a hora certa de ouvir e falar).
5- Fazer
intercâmbios entre Conselhos.
6- Fazer
visitas domiciliares.
7- Criar
equipe que possam fazer o acolhimento.
8- Melhorar
o ambiente físico de nossas conferências.
9- Convidar
pessoas especializadas sobre o assunto para ministrar cursos.
10- Envio de
cartas nos momentos fortes da existência como: celebração de sacramentos,
nascimentos, morte, aniversário...
11- Ser mais
dinâmico nas reuniões.
Tem tudo a ver com o acolhimento: dedicação, conhecimento, treinamento,
força de vontade, motivação, aperfeiçoamento, lealdade, companheirismo,
competência, fazer bem feito, atender bem, cumprir horário, evitar lamentações,
evitar desperdício, evitar individualismo, evitar panelinhas e fofocas,
trabalhar com amor, criatividade, rapidez nas tarefas, simplicidade, união
entre as conferencias, organização e disciplina, inovação constante, evolução e
crescimento, eliminação da improvisação, preparar bem os trabalhos, manter uma
boa auto-estima, trabalhar sempre com alegria, bom-humor e avaliação, enfim,
acolha para ser acolhido.
Nenhum comentário:
Postar um comentário