terça-feira, 20 de novembro de 2012

ECAFO - na Capela São Francisco de Assis


Dia 18/11/2012, a ECAFO do Conselho Central de Conselheiro Pena (MG) promoveu encontro de capacitação para os aspirantes na Capela São Francisco de Assis pelo confrade Wilson Antonio Menezes. O evento teve por objetivo repassar orientações sobre a espiritualidade vicentina. Essas orientações foram concluida com uma celebração belissima pelo diacono José Nilson.
Participaram do encontro 80 pessoas.

 Como presidente do Conselho Central de Conselheiro Pena, agradeço o coordenador da ECAFO Paulo Roberto, que representou muito o Conselho Cewntral em Governador Valadares.
 Agradeço, tambem, ao Diaácono José Nilson, CF Wilson, CF Manoel do SAAE
e a todos que contribuiram para o encontro. Principamente aos irmãos do Ministerio de musica.



 Diácono José Nilson, coordenador da ECAFO, Julio Presidente do Conselho Central, José Pereira Presidente do conselho particular São Francisco de Assis e o Presidentete do conselho São Marcos Wilson Antonio









 Valeu!!!!!!!!

quinta-feira, 14 de junho de 2012

Marvin - Nicolas Michel

Encontro de comissões de jovens da SSVP


Tema : Conhecimento, caminho para o desenvolvimento
Saber é poder

Enquanto juventudes vicentinas são convidadas a manter a formação permanente. Lembremos do lema da ECAFO: formar se bem para resolver melhor
Conheço a SSVP – sei o que ela faz.
Conheço sua causa – sei produzi-la
Conheço seu poder – sei usa – lo
Conheço seus limites – sei encarar/ vencer desafios apresentados.
*Conhecimento proporciona controle


      - Podemos escolher aquilo que queremos ser.
      - Buscar melhor compreensão da realidade e maior controle da realidade
Conhecimento é poder é instrumento de libertação - Somos resultado do conhecimento acumulado...
Ainda foi falado muito sobre a falta de conhecimento. O individuo tem maior dependência, menor liberdade, mais dificuldade em tudo
Citaram algumas formas de conhecer a SSVP e o porque conhece - la.
Uma das maiores iniciativa do cristão vicentino é tomar atitude de pesquisador, ler mais e ter um aprendizado continuo...
E a maior habilidade do cristão vicentino é saber ouvir.
É necessário a comunicação dentro da SSVP: nas conferencias e conselhos fazendo resenhas, convites, estas são as internas. as externas, comunicando tudo que fizer ou fazer a igreja, órgãos governamentais e deve ser objetiva.
Proposta da comunicação: informar, persuadir e motivar, entreter e promover-se.
São Vicente já dizia: "Não podemos impedir que nossa obra seja vista."
                                                                         Recrutamento
buscar novos membros para o movimento vicentino, principalmente os jovens, crianças e adolescente, este é o maior desafio da coordenação da comissão de jovens, crianças e adolescentes. O desafio maior é manter os novos recrutados a permanecer na SSVP...
O coordenador de comissão de jovens tem que ser dinâmico, pois ele(a) é a cara do conselho com a juventude - ainda dever ser estudioso, atencioso e conhecer sua função na comissão do conselho...
Deve ser uma pessoa orante - buscar na oração forças para sua missão, boa relação com a igreja e outros grupos de jovens.
Vale lembrar que a SSVP não é um movimento isolado deve sempre buscar o apoio do padre.


O coordenador tem que ser motivador e gostar da SSVP - ser apaixonado pela obra de caridade, assim como foi Antonio Frederico Ozanam.

Por ultimo foi comentado muito bem que somos oleiro.
Somos o que fazemos, mas somos principalmente o que fazemos para mudar o que queremos.

A Comissão de Jovens foi criada pela S.S.V.P para incrementar a participação dos jovens na vida das Conferências, Conselhos e outros ramos da S.S.V.P. Estas Comissões tem por finalidades arrebanhar jovens para a S.S.V.P, bem como acompanhar os trabalhos desses jovens dentro das unidades vicentinas, proporcionando – lhes condições para que possam crescer com a S.S.V.P em Caridade, Santidade e Espiritualidade, também proporcionar meios para que os jovens despertam suas habilidades de Liderança, Criatividade e Motivação para servir aos pobres e a própria S.S.V.P.
Comissão de Jovens do Conselho Central
· Ativar o movimento da juventude na região do Conselho Central.
· Assistir às comissões de jovens dos Conselhos Particulares
· Promover a criação de comissões de jovens nos Conselhos Particulares que não as possuam e fundar conferência nas cidades ou localidades onde não existe ainda o Movimento Vicentino.
· Promover atividades na área de sua atuação, tais como Encontros, Retiros, Cursos, Assembléias, Atividades Recreativas, etc.
· Visitar as comissões de jovens dos Conselhos Particulares e participar de suas atividades.
· Elaborar o relatório das atividades do Movimento da Juventude na área de sua atuação, o qual será apresentado por ocasião do Encontro Anual de Dirigentes, promovidos pela comissão de jovens do Conselho Metropolitano.
· Atuarão no sentido de fundação de Conferências para jovens (ou mistas) quando não houver condições dos Conselhos Particulares trabalharem nesse sentido.

Comissão de Jovens do Conselho Particular
· Ativar o movimento da juventude na região do Conselho Particular.
· Promover a fundação de Conferências nas paróquias, estabelecimentos de ensino, obras unidas, etc.

· Arregimentar jovens para as atividades vicentinas formando ou reforçando Conferências.
· Animar jovens que militam nas Conferências Vicentinas à maior participação na vida da Sociedade.
· Preocupar-se com a formação religiosa e vicentina dos jovens. Utilizando-se de todas as promoções da comissão de jovens em favor do crescimento da espiritualidade religiosa e vicentina da juventude.
 Promover atividade na área de sua atuação tais como Encontros, Retiros, Cursos, Assembléias, Atividades Recreativas, etc., visando atingir as finalidades dos itens anteriores, e outras que possam surgir.
· Visitar as Conferências e participar de suas atividades, exercendo aí a função de animadora e incentivadora.










· Elaborar o relatório das atividades do Movimento da Juventude na área de sua atuação, o qual será apresentado por ocasião do Encontro Anual de Dirigentes, promovidos pela comissão de jovens do Conselho Central.